Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

‎Organize/Reorganize/Desorganize - Como organizar seu guarda-roupa

Como organizar seu guarda-roupa



Oi pessoal, sempre tive mil dúvidas como organizar meu guarda-roupa, sempre fica difícil na hora de procurar alguma coisa, isso quando descubro que tinha aquela roupa maravilhosa que eu só descobri que tinha quase um ano depois de comprar. Perda de tempo, né. Pois é, reuni algumas diquinhas pra facilitar a vida na hora de arrumar o seu guarda-roupa, espero que te ajude tanto quanto me ajudou.




Primeiro reserve um dia inteiro pra fazer a organização, se você começar a fazer uma parte por dia vai cansar e deixar pra lá. É muito importante que seja um dia no qual você tenha compromisso, assim você evita de largar as coisas pela metade.
 Segundo passo, tire todas as suas coisas do armário, você pode colocá-las em cima da cama. Depois limpe o armário com um produto especifíco, no meu caso eu uso Poliflor, é muito bom para limpar armários de madeira.





Lembre-se tudo que entrar no armário daqui em diante deverá estar limpo, perfumado e bem passado. As peça que não se encontrarem nessas condições devem ser colocadas pra lavar e passar. Você não vai colocar no seu armário uma peça que quando você tirar pra usar vai estar em péssimas condições, é perda de tempo.

A próxima parte vai te doer na alma, mas é extremamente necessária.


Desfaça-se das roupas que:

Não lhe caem bem, ou mostram os suas imperfeições;


Peças que não possam ser ajustadas e/ou consertadas;


Qualquer peça que não combine com o seu estilo atual e que lhe faça perguntar o que você tinha na cabeça quando comprou aquilo;


Qualquer item que você nunca usou e que nunca irá usar. Seja crítica, se pergunte: existe algum lugar em que eu possa ir com esta peça? Ela veste bem?


Mantenha as roupas que:


As peças que lhe caiam bem;


Peças clássicas (que na minha opnião são: calça social preta, vestidinhos pretos, camisa branca clássica, jaqueta, etc.);


Peças de marca, que foram de investimento alto ou são de marca renomada (lembre-se se a peça não lhe vestir bem, não adianta guardá-la, mais pra frente darei algumas dicas do que fazer com essas peças);


Peças favoritas, que você sempre usa.


Agora que você separou o que você não vai usar mais eu tenho duas boas idéias para elas:

Doar: escolha uma instituição de caridade, muitas delas passam na sua casa para recolher as roupas, ou então doe pra alguém que você conheça, sempre existe alguém precisando;


Vender: pegue as roupas que estão com pouco uso, ou que são de marca e venda para um brechó, ou ainda chame as suas amigas e monte uma liquidação na sua casa. O dinheiro que você adquirir você pode usar em duas coisa: comprar roupas novas ou investir no seu armário, compre cabides legais, sachês, etc.


A arrumação...


Acho mais prático primeiro você dividir as roupas por tipos, ainda mesmo em cima da cama, por exemplo: vestidos, camisas, blusas, camisetas, saias, bermudas e shorts, calças sociais, calça jeans, casaco, jaquetas e blasers. Agora separe cada uma dessas categorias por cor da mais clara para a mais escura.


Vestidos:

Escolha os locais mais altos do armário, assim o probrezinho não fica arrastando na no fundo. E procure usar cabides arredondados nos ombros. Se você tem pouco espaço no seu armário a melhor opção é pendurá-los pela cintura. Vestidos de festa ou aqueles que você não usa sempre, o ideal é comprar uma capa para protegê-los.

Camisetas, Camisas e Blusas:

As peças que não amassam facilmente podem ser dobradas e colocadas uma em cima das outras numa gaveta ou em qualquer outro espaço livre em que elas possam ficar na horizontal (não se esqueça de organizá-las por cores). Se o espaço ainda for pouco para elas enrole em forma de rocambole. Já as peças que forem mais delicadas tem que ser colocadas em cabides com os ombros arredondado para serem penduradas.







Bermudas, Shorts e Saias:


Coloque-as em cabides com presilhas assim você evita amassá-las. Não se esqueça de colocá-las em ordem de categoria e cor. Para a presilha n`~ao marcar as suas roupas eu aconselho colar um pedacinho de feltro na parte de dentro nos dois lados.


Calças:


As calças de tecido devem ser penduradas pelo vinco pela metade nos cabides ou em cabides com presilhas. As calças jeans, leggins e calças de moletons podem ser dobradas e colocadas em prateleiras e gavetas se você não tiver espaço, mas a melhor opção é colocá-las em cabides. Para evitar que calças de tecido molinho escorreguem do cabide você só precisa colar alguns pedacinhos de feltro na haste do cabide.




Casacos, Blaser e Jaquetas:

Guarde-os sempre abotoados e sempre prefira cabides com ombreiras, se você não tem um improvise com um cabide cromado e pedaços de tecidos enrolados nas pontas, isso ajuda a roupa a não marcar e vincar.


Como manter a organização:


Quando comprar uma roupa nova tente se desfazer de uma roupa similar que esteja velhinha;


Todo começo de ano separe as suas roupa nesses cinco grupos: consertos/ajustes; lavanderia; brechó/bazar; doar e lixo.


Além de todas essa dicas estou colocando abaixo a foto de armário de algumas famosas pra você entenderem o que é organização por tipo e cor.











0 comentários (+add yours?)

Postar um comentário